Poucos são os smartphones que não possuem em suas próprias câmeras a função de gravar vídeos em movimento rápido, também conhecido como time lapse. No entanto, ainda é possível encontrar no mercado celulares sem essa funcionalidade.
Por isso, listamos alguns aplicativos de celular que ajudam nesse processo. Além disso, compartilhamos uma série de dicas para garantir a qualidade final do seu vídeo.
Como gravar um vídeo em time lapse
Como já comentamos, a forma como esse vídeo será gravado depende da existência ou não dessa tecnologia no próprio celular. Em geral, existem duas maneiras de fazer um vídeo em time lapse.
A primeira opção é tirar fotos diferentes e juntá-las com um programa de edição de vídeo.
A segunda opção é mais simples. Basta gravar o momento desejado com a câmera do smartphone utilizando:
- A funcionalidade time lapse, como demonstra a imagem abaixo;
- Aplicativo para celular. Várias são as opções que permitem esse tipo de gravação, indicamos aqui algumas: Lapse It (disponível para Android e iOS), Droid Timelapse (disponível para Android), iLapse (disponível para iOS), TimeLapse (disponível para iOS) e TimeLapse Pro (disponível para Windows Phone).
Time lapse no próprio celular
Dicas para a gravação de um vídeo em time lapse
1 – Tenha um tripé
Este acessório extra será quase indispensável e é recomendado para manter a estabilidade das imagens que serão produzidas.
Mas se você não tiver um tripé, pode tentar adaptar esse suporte. O importante é manter o telefone imóvel durante o tempo da gravação.
2 – Encontre um bom enquadramento
O local que você escolher para colocar o tripé e o celular para gravação é um dos elementos mais importantes. É necessário atentar para a quantidade de luz disponível porque nenhum celular conta com a opção de modo noturno para a filmagem em time lapse. Portanto, prefira horários com bastante disponibilidade de luz. Além disso, leve em consideração o enquadramento que deseja dar para atingir o objetivo desejado.
3 – Tenha bateria disponível
Quando for gravar, certifique-se de ter uma grande carga de bateria disponível, pois este tipo de gravação consume uma quantidade significativa de recursos no celular fazendo com que a bateria acabe mais rápido.
Uma forma de minimizar o risco de ficar sem bateria durante a gravação é contar com uma bateria externa. Não é um acessório essencial, mas trará mais segurança em relação ao tempo de filmagem.
4 – Verifique o espaço de armazenamento disponível
Antes de começar a gravar, você deve ter espaço suficiente no seu dispositivo móvel. Pois, se você ficar sem espaço no meio de uma filmagem, poderá perder frames essenciais para dar continuidade e fluidez ao seu vídeo. Além disso, os vídeos em time lapse ocupam muito mais espaço do que um vídeo normal.
Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos como esse!