A construção civil é uma indústria que gera milhões de empregos, renda e lucro financeiro todo ano. Setores industriais com esse tipo de importância e valor exigem um alto grau de monitoramento para garantir o retorno efetivo sobre o investimento aplicado.
No canteiro de obras, tudo acontece ao mesmo tempo e o olhar do gerente de obra precisa estar atento aos mínimos detalhes. Para que isso aconteça, o monitoramento desse espaço não pode ser limitado a um trabalho realizado por um fotógrafo em um único dia ou pela equipe de segurança. Ele precisa ser implementado por profissionais que atuam na área de registro e monitoramento de projetos.
Aqui estão alguns pontos que são essenciais para o registro e monitoramento do canteiro de obras que auxiliam no trabalho diário de um gerente.
Qualidade e Produtividade
Esta deve ser a prioridade número um quando se trata de monitoramento do local de trabalho. O gerente precisa inspecionar todos os níveis de produção para garantir a qualidade do que vem sendo realizado.
Qualidade e produtividade muitas vezes podem estar em lados opostos. Acelerar uma obra nem sempre garante a qualidade do que será executado. A única maneira de atender as duas demandas é por meio de um monitoramento totalmente implementado.
Dessa forma, será possível controlar o desempenho da obra, a entrada e saída dos materiais, o cronograma estabelecido e visualizar todos esses componentes caminhando juntos enquanto o projeto se desenvolve com qualidade no prazo estabelecido.

Além disso, dedicar um tempo para revisão é sempre uma proposta extremamente válida, principalmente para projetos maiores. Afinal, erros em projetos desse porte podem custar caro. Nesse caso, possuir um sistema de monitoramento que garante a visualização e o download de imagens e vídeos de um determinado período de tempo é muito valioso.
Artigo relacionado “Por dentro da nossa plataforma de monitoramento de obras”
Segurança
Nem sempre falamos de produtividade quando se trata de monitorar um canteiro de obras. Com uma maior dependência de tecnologia e equipamentos, o número de trabalhadores em qualquer local de trabalho diminuiu. Menos pessoas, significa mais áreas autônomas. Isso deixa equipamentos, veículos e outros materiais vulneráveis a adulteração e roubo.
Apesar da câmera time lapse não possuir como objetivo principal a segurança do canteiro de obra, pois seu funcionamento está limitado ao horário de trabalho, o gerente terá acesso as filmagens dentro desse período. Com isso, sempre será possível fazer checagens de materiais, de fluxo de trabalho e de ameaças externas.
Registro e informações
A contratação de fotógrafos pode ser uma ótima maneira de registrar o progresso visual de qualquer projeto de construção. Entretanto, a melhor maneira de demonstrar a evolução de um projeto ao longo do tempo através do registro da obra é com a ferramenta time lapse.

O time lapse é uma sequência de fotografias que capturam eventos durante um determinado período de tempo. Essas capturas formam um incrível vídeo capaz de demonstrar toda a evolução da obra em questão de segundos ou minutos.
Confira alguns exemplos de vídeos com a técnica time lapse no nosso canal do Youtube clicando aqui.
Mas, além da visualização do desenvolvimento da obra, a Go Time Lapse através da sua plataforma de monitoramento, oferece ferramentas que podem ser utilizadas pelo gerente de obra para executar suas atividades diárias, tais como:
- Visualização de imagens em alta resolução em dias e horários selecionados;
- Comparativo de evolução da obra com antes e depois para as datas escolhidas;
- Visualização em tempo real do canteiro de obras;
- Visualização e download de um vídeo com um período de tempo específico.
Se você ficou com alguma dúvida ou quer agendar uma reunião de demonstração da nossa plataforma de monitoramento para compreender melhor os impactos positivos no trabalho do gerente de obra, entre em contato conosco.
Estamos disponíveis para auxiliar no sucesso do seu projeto!