5 erros comuns quando não se contrata um especialista em time lapse

Existem alguns erros que podem ser cometidos quando não se contrata um especialista qualificado em Time Lapse para registrar o desenvolvimento do projeto.

Esses erros podem ocorrer desde a instalação de equipamentos até a edição do vídeo final que contém a evolução da obra. A boa notícia é que, apesar de comuns, a maioria deles é facilmente evitado quando uma equipe profissional com experiência está presente nessa missão.

Com base nos nossos anos de experiência em Time Lapse, já visualizamos alguns equívocos cometidos que provocaram um gasto excessivo no orçamento e até a perda de material visual do início da obra. Situação essa que só foi sanada após a contratação de uma equipe especialista em Time Lapse.

Por isso, resolvemos citar nesse artigo os 5 erros mais comuns quando não se contrata uma empresa profissional e experiente para monitorar e registrar todas as etapas da construção de um empreendimento. Durante a leitura você receberá alguns insights relacionados a importância do registro adequado das etapas da obra, com destaque para o item 5 que contém uma dica importante que faz toda a diferença quando o assunto é Time Lapse para a área da Construção Civil.

1 – Instalação do equipamento

O primeiro erro costuma acontecer durante a instalação do equipamento responsável pela captação das imagens. É um momento crucial que pode interferir em todo o material gerado.

O local precisa ser escolhido com base na totalidade da obra prevendo toda a sua evolução.

Então, é comum que na ausência de um especialista em time lapse posicionem a câmera com foco somente no local de início da obra, esquecendo que futuramente ela será ampliada. Mesmo que o ângulo da câmera seja ajustado depois, o vídeo perderá o ritmo do time lapse e sofrerá cortes.

Outro equívoco se dá pela ausência de materiais indicados para a fixação do equipamento, o que acarreta a movimentação de suportes e até da própria câmera. Isso pode alterar mais uma vez o ângulo da filmagem ou um dano permanente no equipamento em caso de queda.

2 – Fonte de energia

Para um vídeo com a técnica time lapse ser de qualidade e alcançar seu objetivo que é demonstrar de forma acelerada a evolução de uma obra, é essencial que a gravação ocorra de forma ininterrupta.

Para que isso ocorra, é necessário contar com uma fonte de energia confiável e saber manuseá-la. Mas nem sempre isso ocorre quando um profissional não está presente.

O segundo erro que identificamos, portanto, está justamente relacionado à fonte de energia responsável por manter a câmera de captação ligada. É comum que esse equipamento seja ligado a mesma fonte de energia da obra que pode ser desligada nos finais de semana, sofrer uma sobrecarga e ser desligada por alguns minutos. Todo esse risco pode comprometer o registro das fases da obra, fazendo com que o vídeo final não esteja completo.

Caso seja eleito um painel solar como fonte de energia, o local e o ângulo escolhidos podem ser inadequados para instalação, causando um prejuízo na autonomia necessária para o funcionamento do equipamento. Ainda em relação a energia solar, já identificamos também problemas nas conexões de cabos. Situação essa que não ocorreria caso um especialista estivesse responsável pela instalação do sistema de energia solar dedicado exclusivamente para a alimentação do equipamento time lapse.

3 – Necessidade de manutenção recorrente

Outro problema que identificamos exige um tempo extra dos responsáveis pela obra. Isso porque, após a instalação do equipamento e início das filmagens pode ocorrer algum problema com a câmera responsável pela filmagem, com o poste que dá suporte para essa câmera ou, ainda, surgir a necessidade de algum reparo no equipamento de fornecimento de energia.

Independentemente do que seja, na ausência de uma equipe de time lapse que esteja responsável por isso, essa manutenção pode demorar a ser notada e recai sob os cuidados de terceiros que, muitas vezes, já possuem outras responsabilidades. Não raras as vezes, essa demora pode afetar o registro cronológico das etapas da obra.

A câmera é a grande protagonista do Sistema Time Lapse e, por essa razão, merece todo o cuidado durante o seu momento de funcionamento para garantir que nenhum arquivo seja perdido. É por esse motivo que nós, da Go Time Lapse, possuímos um relatório do equipamento com o estado da câmera, do nível de carregamento da bateria e sinal da internet para o envio dos arquivos para a nuvem.

E caso haja algum inconveniente com a câmera e ela pare de funcionar ou seja roubada, apesar de serem situações raras, nós estamos preparados para agir prontamente com a manutenção necessária. O mesmo acontece em casos de alteração de ângulo da filmagem por conta de algum tombamento do poste de suporte e problemas com o painel solar.

4 – Dificuldade para acessar as imagens

Na falta de uma equipe especialista em time lapse, ainda é possível buscar produzir conteúdo visual que demonstre a evolução da obra. Mas um dos obstáculos para que isso ocorra é o quarto erro mais comum que vamos destacar nesse artigo: a dificuldade para ter acesso a todo o material captado.

Já destacamos por diversas vezes os benefícios do time lapse que não estão presentes somente com a conclusão da obra. Também é possível, através do sistema da Go Time Lapse, ter acesso remoto em tempo real da construção. Imagens demonstrando o antes e depois em um intervalo de tempo definido, vídeo em tempo real da construção, vídeo time lapse com a evolução da obra durante um mês são materiais fantásticos e bastante utilizados durante reuniões de negócios nas quais se pretende abordar o sucesso dos empreendimentos.

Mas na ausência de uma equipe especialista em time lapse comandando o projeto de registro das etapas da obra, é impossível obter esse material de forma online e instantânea. Restaria, apenas, o acesso físico a esse material que a depender das condições poderia até colocar em risco a instalação realizada. Além do perigo de perder todo o material registrado durante semanas e até meses se a câmera parar de funcionar por um problema técnico. Parece um pesadelo imaginar uma situação em que a câmera é recolhida ao final da construção e quando se verifica as filmagens, nota-se que os dias finais de conclusão da obra não foram filmados.

5 – Produção de material de impacto

O material produzido pela câmera que registra toda a movimentação no canteiro de obra precisa de edição. Ou seja, ainda que a etapa de instalação, de fonte de energia, de manutenção e de acesso as imagens tenham dado certo, todo esse material precisa ser trabalhado antes de ser utilizado de forma profissional em reuniões ou em campanhas de publicidade e marketing digital.

Como edição de imagem e vídeo são conhecimentos muito específicos, é comum que os responsáveis pela obra precisem contratar empresas para tratar o material bruto do monitoramento que apenas receberão esse conteúdo de forma desordenada, nem sempre alcançando o objetivo de gerar um material de impacto para o público-alvo, por não ter o conhecimento e a experiência em trabalhos com vídeos que possuem a técnica Time Lapse. Isso porque, ao captar imagens em dias e horários diferentes é comum que em alguns dias tenha mais sol do que em outros, haverá mais nuvens, mais sombras etc. Enfim, as imagens terão iluminações distintas e no momento da junção delas surgirá um efeito nada agradável: o vídeo ficará “piscando”.

Como já possuímos experiência em todos os tópicos que citamos anteriormente: instalação do equipamento, instalação do painel solar como fonte de energia, manutenção dos equipamentos, disponibilidade ao vivo das imagens captadas, também estamos preparados para realizar esse ajuste no vídeo final. Nós, da Go Time Lapse, possuímos um software especializado que faz a edição dessas imagens de modo automático para uniformizar a iluminação, assim o vídeo não ficará “piscando” e terá um desenvolvimento mais natural e, consequentemente, mais profissional com um impacto publicitário maior.

São por esses motivos que sempre destacamos a importância de ter uma equipe profissional e experiente capaz de registrar cada etapa da evolução do seu projeto.

Para conhecer mais sobre os serviços da Go Time Lapse, clique aqui.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print
Compartilhar no email