Softwares que te ajudarão a trabalhar com Engenharia Civil

Na era atual em que vivemos, as novas tecnologias nos ajudam a realizar as tarefas diárias e o uso de computadores e softwares facilitam ainda mais essa rotina.

Com o setor de Construção Civil não diferente, e nas últimas décadas o uso de softwares se tornou essencial para construir um perfil competitivo em um mercado cada vez mais exigente.

Os engenheiros civis perceberam a importância de dominar programas específicos e o impacto que isso pode causar no momento de ser selecionado para uma vaga de emprego. Afinal, grandes construtoras já incorporaram esses softwares, otimizando o fluxo de trabalho.

A seguir, veremos alguns softwares utilizados em diferentes áreas dentro da construção civil.

Gestão de projetos

As habilidades de gestão de projetos são altamente demandadas no mercado de trabalho devido à necessidade de gerenciar os recursos da empresa de forma eficaz em busca de maior rentabilidade.

Portanto, conhecer os principais programas dedicados ao gerenciamento de projetos pode abrir muitas portas. Entre esses softwares, destacamos:

  •  Microsoft Office Project: desenvolvido pela Microsoft, o Project é um dos mais completos (e complexos) softwares de gerenciamento de projetos do mercado. Com interface semelhante à do Excel, o objetivo da ferramenta é ajudar gestores de projetos a desenvolver planejamentos, com funcionalidades que permite a atribuição de recursos às tarefas, rastreamento de progresso, gerenciamento de orçamentos e até a análise das cargas de trabalho.
  •  Trello: oferece uma interface simplificada que se ajusta a diversas utilidades de planejamento e gestão. A plataforma tem seu funcionamento baseado em quadros, listas, cartões e checklists, onde é possível dividir as tarefas por tema, projeto ou por qualquer outro critério.

Asana: ferramenta de monitoramento de trabalho, com foco no aumento da produtividade e na colaboração entre equipes.

  • Artia: oferece funções como gerenciamento de orçamento, recursos, medição de desempenho e outras. O software ainda conta com geração de relatórios, gráficos, gestão de documentos e com uma ferramenta baseada na técnica pomodoro para orientar os períodos de foco e descanso da equipe dentro de um curto período de tempo.

Gestão de obras

Todas as tarefas que englobam a gestão de um trabalho são fundamentais para seu desenvolvimento correto. Entre eles podemos encontrar a elaboração de medidas e orçamentos, as especificações ou as certificações necessárias.

Para realizá-los, existem ferramentas específicas capazes de realizar essas tarefas facilitando a padronização, reutilização e troca de dados entre responsáveis. Entre esses softwares, destacamos:

  •  Arquimedes: software para geração de orçamentos e controle financeiro que envolvem desde o orçamento até a gestão de compras, possui geração de relatórios comparativos e a unificação de orçamentos de obras diferentes.
  •  Presto: software para orçamento de obras que também conta com módulos para planejamento e controle. O diferencial desse software é que ele possui integração com o sistema BIM (Building Information Modeling) através do Revit, possibilitando a geração de orçamentos e quantitativos diretamente a partir das informações do projeto.
  •  Sienge: permite automatizar, simplificar e fazer um acompanhamento minucioso da obra, possui como principais funcionalidades o acompanhamento do diário de obra, integração BIM, gestão de ativos, gestão de qualidade, gerenciamento de contratos e notas fiscais, orçamentos de obra e empresarial dentro do sistema, etc.
  •  Veja Obra: com uma interface simples de ser usada, possui integração com a nuvem para maior acessibilidade. Dentre as funcionalidades do software estão: gestão de atividades, gestão de custos, acompanhamento e controle de atividades, compartilhamento de informações em tempo real e organização de arquivos.

Metodologia BIM

A entrada da metodologia BIM no setor da construção civil tem sido uma grande revolução devido à notável mudança na forma de trabalho das equipes de engenheiros.

Atualmente, existem muitas empresas que implantaram o BIM devido às vantagens que traz na realização de um projeto.

Portanto, o conhecimento da metodologia BIM e a gestão de seus softwares relacionados serão indispensáveis a curto prazo para qualquer engenheiro civil. Embora existam um grande número de programas BIM, destacamos os seguintes:

  •  Autodesk: se tornou uma das marcas mais conhecidas do Brasil com seu famoso Autocad. Dentre os softwares BIM da empresa destacamos: Revit (próximo tópico), Autodesk Civil 3D e Autodesk 360 BIM.
  • Revit: atua na modelagem de informações de uma construção. Possui a capacidade de integrar diversos projetos, fazendo com que a modificação de um item ou plano provoque atualização nos outros componentes relacionados de forma automática.

 ArchiCAD: costuma ser mais utilizado por arquitetos para todos os tipos de projetos, como edificação, urbanismo, iluminação, paisagismo e interiores, de diferentes portes, o que não impede o seu uso por engenheiros. Promove fluxos de trabalho de colaboração aberta em cada etapa da concepção do projeto.

Em suma, a Engenharia Civil não pode ser entendida atualmente sem o uso de softwares que facilitam a realização de projetos. Buscar o domínio desses programas é essencial para o profissional e as empresas que atuam diretamente na área da Construção Civil.

Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos como esse!

Para conhecer mais sobre os serviços da Go Time Lapse, clique aqui.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print
Compartilhar no email